quinta-feira, 5 de maio de 2011

É 1..., é 2..., é 3... e... Começou!

Foi neste mês de março que a equipe de formação do projeto “As Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” encontrou-se pela primeira vez com os professores do município de Jundiaí. Foi no evento de abertura, que aconteceu no dia 6. Muita gente esteve lá para saber mais sobre o programa e curtir uma divertida apresentação dos brincantes.
No dia seguinte esta relação pode ser ampliada e aprofundada... Divididos entre manhã e tarde, os professores responsáveis por multiplicar para seus parceiros informações sobre o desenvolvimento das atividades reuniram-se no bonito e bem estruturado Complexo Argos para o primeiro encontro formativo.

Foi realizado um aquecimento e tiveram início atividades rítmicas e corporais que estão presentes nas brincadeiras dos livros (jogos com palma flecha, passos, dança do coco...). Após um breve intervalo foram trabalhadas brincadeiras mais cantadas (Bolinha de Sabão e Caramujo e a Saúva) e o jogo dos copos, um verdadeiro sucesso! Para encerrar houve uma roda de conversa, onde foram relembradas as atividades realizadas no período e esclarecidas dúvidas específicas. Uma conversa sobre o desenvolvimento do programa nas escolas (como dar início ao conteúdo dos livros nas aulas e desempenhar o papel de multiplicadores junto aos outros professores) encerrou as atividades.

Os professores estavam mais do que dispostos e seguiram os brincantes em todos os exercícios propostos! Dava para perceber que tinha muita gente se divertindo de verdade, assim como esperamos que aconteça com as crianças nas escolas! O momento final de reflexão foi muito rico e revelador da seriedade com que a secretaria e professores estão implantando o projeto. As perguntas, sobre onde podiam ser encontradas as brincadeiras nos DVDs e sobre as outras referências comentadas durante o curso (como percussão corporal) também nos deram uma gostosa sensação de que o pessoal estava mesmo envolvido.

O que muito alegrou nossas equipes foi perceber que os professores já estavam familiarizados com o material, respondendo às brincadeiras com prontidão e empolgação. Quem estava por lá sabe que uma delas acabou até virando piada: foi “nariz e orelha”, que embora pareça simples é difícil de executar, e também muito engraçada... A cada pausa, Estevão, nosso querido brincante, fingia puxar novamente a brincadeira, recebendo de volta um divertido coro de resmungos e risadas.

Vai demorar pra passar aquela sensação gostosa de ver os professores, sentados no chão, brincando de escravos de Jó e vira-copo... Aliás, ela não vai passar: dia 20 tem mais formação, e novamente vamos nos encontrar!

E você? Fez parte destes encontros? O que achou? Deixe aqui seu comentário. Este espaço é pra isso: para a gente conversar, trocar ideias, aprender junto. Porque... vocês sabem... quando a gente caminha junto, tudo fica mais fácil.

Um grande abraço,

Equipe Formativa do Programa “As Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada”

4 comentários:

  1. Sensação gostosa, que realmente não vai passar, foi a minha ao sentar no chão e fazer brilhar a chama do meu mundo sonoro interno, de brincar com os jogos musicais e sentir a importância e a grandeza de ter “a música pela música” presente efetivamente na escola...
    Muito obrigada a equipe formativa do programa “As Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada” e a SMEE por nos oferecer esse rico material de trabalho, uma ferramenta necessária ao nosso cotidiano e que nos permite considerar os aspectos profundos da educação musical, com relação às próprias necessidades e potencialidades dos nossos alunos.
    Até o próximo encontro...
    Profª Gisele Matavelli Gigante

    ResponderExcluir
  2. Cantar é um poderoso caminho para o autoconhecimento, pois possibilita uma melhora considerável na autoestima, autoconfiança, autovalorização e autoaceitação do indivíduo. Além de ser uma atividade prazerosa, é também bastante eficiente na desinibição, e desenvolve o grau de ousadia necessária para qualquer tipo de exposição em público.A Palavra Cantada está proporcionando tudo isso para nós professores e nossas crianças( alunos). Obrigado por nos fazerem felizes!!!
    Professora Solange Longui

    ResponderExcluir
  3. Que momento ímpar, na realidade são momentos únicos que estamos vivenciando com o projeto...
    Sentar no chão, brincar, deixar pulsar, batucar, a música dentro de nós, ouvir o silêncio, os sons que o corpo faz, perceber, sentir, ouvir ... resgatar o que a música tem de melhor. Agradecemos aos brincantes, beleleu e à SMEE, pela iniciativa. Afinal brincadeira e choradeira são para os que vivem uma vida inteira !

    ResponderExcluir
  4. Certamente estou vivendo momentos especiais com os Brincantes e Beleléus da Palavra Cantada, até hoje sinto a energia que tivemos neste encontro e a vontade de pesquisar mais sobre música. Espero conseguir passar tudo isto aos meus colegas da escola e alunos. Obrigada pelo carinho e até a próxima.
    Professora Fernanda S. P. Leitão

    ResponderExcluir